sexta-feira, 22 de maio de 2009

Não sofra por antecedência


Foi este o título de um artigo que recebi. Quem bem me conhece sabe que esse é um dos meus graves problemas. Penso demasiado nas coisas, logo na sua causa e efeito. Sempre me disseram tem calma, certamente que vocês também já ouviram esta famosa frase. Sendo este um tema sujeito a debate certamente que não serei a única pessoa a sofrer de um mal tão grande, ou sou?

Perdemos a maior parte do tempo a pensar no que vamos fazer a seguir, não dando muita atenção ao que estamos a fazer no momento. Mas será possível agir de outra forma numa sociedade que vive em rodopio.


Conseguir desfrutar do momento, já dizia o poeta, acredito piamente que se dedicarmos toda a nossa energia ao que estamos a fazer no momento, sem pensar no futuro, claramente obtemos uma maior satisfação, mas como o fazer? Entro em casa e estou a pensar que tenho que ir ao PC responder a uns mails, mas entretanto tenho fome por isso vou começar a fazer o jantar, ups amanhã queria levar aquela camisa branca com as calças castanhas, tenho que passar a ferro, não esquecer que ainda tenho que ligar à minha mãe… provavelmente esta será a rotina de mais alguém. Logo se a vida é vivida a 100 como começar a andar a 50 obtendo os mesmo resultados que uma pessoa que anda a 100 (complicada esta eu sei, até a mim me fez um nó).


Quem consegue passar a sexta-feira de trabalho sem estar a pensar no fim-de-semana?

Quem consegue passar o domingo sem pensar na semana de trabalho que se aproxima?

A nossa mente apodera-se de nós, sim é verdade, mas como o reverter?

3 comentários:

Samy disse...

nós temos que sofrer por antecêdencia, pois não conseguimos contentarmo-nos com o momento, e isso muitas vezes é um frande problema, mas está em nós mudar isso...

Sra. Muito me contas disse...

Eu concordo contigo pois eu sou assim, mas infelizmente ou felizmente conheço pessoas que não o são que realmente aproveitam o momento e não se preocupam muito com as coisas, às vezes tenho que admitir tenho alguma inveja :)

*Sininho* disse...

Sim, viver só o momento é uma ideia muito gira mas não sei como o fazer. Sei aproveitar o momento, mas isso é diferente de planear e expectar. O problema é quando o pensar no futuro se traduz em sofrer por antecipação... sabemos que não vale a pena mas eu não consigo contornar...